quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A crise da felicidade

Estava lendo o blog de uma querida amiga, um dos que recomendo (http://www.verbeat.org/blogs/escolitaealite), quando um parágrafo me fez parar a leitura no meio. O que me chamou atenção foi quando ela disse que vendia suas horas por dinheiro. Parei alguns minutos sobre essas palavras e concluí que é a mais pura verdade. Vendemos mesmo as nossas horas. E por qual preço? O da nossa felicidade.

E essa venda inclui pacote completo. Junto com ela se vão os nossos sonhos, desejos e prazeres. E tudo isso para que? Acho que ninguém sabe a resposta direito. Estamos apenas repetindo padrões de comportamento que são aceitos e legitimados como certo. Em parte para sermos aceitos, para termos a sensação de pertencimento ao grupo. Falta total de identidade nossa com nosso próprio eu. O problema é que acabamos nos sujeitando a chefes e a empregos que absolutamente não nos pertencem! Médicos que queriam ser chefes de cozinha, engenheiros que queriam ser professores, publicitários que queriam ser escritores. Todos frustrados.

Já se perguntaram por que temos sempre que ser aquilo que os outros querem? Porque fazer o que esperam que façamos? Sermos nós mesmos nos dias de hoje não está fácil. A verdade é que bancar o nosso Eu é tarefa árdua. Muitos acabam dizendo que somos loucos, inconseqüentes ou irresponsáveis simplesmente porque escolhemos ser feliz! Simplesmente porque escolhemos ver a vida de modo mais leve, sermos mais simples. Escolhermos ser diferentes, quebrar padrões, detonar paradigmas. Enquanto aqueles que buscam mais, que vivem em torno de sucessos passageiros, carros novos e capas de revista são considerados não apenas “normais”, mas, principalmente, vencedores.

Ser feliz é uma escolha. Uma escolha do que fazemos com o nosso tempo, com as nossas horas. E é por isso que eu digo: está infeliz??? Mude sua vida!! Ouse! Tenha coragem! Faça novas escolhas! Busque algo que te faça se sentir melhor, mais alegre! Ah.. Mas tem a "crise internacional"!! Crise? Que crise?? A única crise verdadeira que eu conheço é aquela de quem não consegue ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário