quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Espírito natalino

O Natal chega e é sempre a mesma história. Shoppings lotados de pessoas correndo de um lado para outro. As ruas ficam cheias, cheias de pessoas estressadas, irritadas e com pressa, muita pressa. Até que chega a noite de Natal. E é ai que a coisa muitas vezes piora. Temos que encontrar com aquele parente que não falamos o ano todo, com aquele tio que brigamos semana passada. E por aí vai. Ficamos irritados, mal-humorados. Evitamos sentar perto da criatura na hora da ceia. Ao invés de reconciliação, vem confusão. Daí chega a hora de abrir o presente. Momento feliz? Hummm, sei não... - Como assim você me deu uma blusa G? Não percebeu que eu emagreci?

O que é o espírito de Natal afinal? Comprar, brigar, se stressar? A noite de Natal é muitas vezes regada de hipocrisia. Mas não pensem que sou contra o Natal. Só não compartilho da visão de Natal como uma data de pura convenção social e de consumo. Penso que deveriamos nos ocupar mais nessa época do ano em refletir. Precisamos comprar tantos presentes? Outro dia comentei com um amigo que eu acho que no Natal ninguém deveria comprar presente para ninguém. Que deveriamos sim nos reunir para confratenizar, para nos reconciliar... E que o dinheiro gasto em presentes seria doado. Ele me olhou e disse: mas aí você acaba com a magia do Natal! O que é a magia do Natal? Reunir pessoas em torno de uma mesa para comer peru e trocar presentes depois?

São muitas as pessoas que vivem em nosso país abaixo da linha da pobreza. Que não só na noite de Natal como em quase todas as noites do ano não tem o que comer. Crianças que não tem o que vestir nem com o que brincar. Crianças que não tem o direito de serem crianças. Então me desculpem, mas me incomodo sim com a enorme quantidade de presentes caros que trocamos em volta de uma mesa farta enquanto do lado de fora a vida é bem diferente...

Um comentário:

  1. Olá Mariana, pefeita sua crônica. Concordo integralmente. Também tive uma síndrome pré-natalina.Publiquei e me senti mais aliviada ao saber que muitos pensavam como eu.

    Um beijo

    E.T. Você sabe me dizer por que a minha foto havia sumido da sua lista? Não sei o que o blogspot faz que minha foto sumiu de um montão de blogs. Cada uma...

    ResponderExcluir